.Impressões de se passar um Natal no Japão.
14:27:00
É estranho como o Feliz Natal foi perdendo o significado nesses 3 anos em que estive aqui. Ou foi se tornando mais especial, de maneira que, damos mais valor à ele quando não o temos. Estranho é abrir a janela na noite de Natal e não sentir o cheiro da ceia de nenhum vizinho, nenhum churrasco, nenhuma música, nenhum significado.
No Japão o que eu sinto é que o Natal é apenas uma época em que os shoppings estão cheios de gente em busca de um presente, mesmo que este não tenha nenhum significado espiritual. Não sou uma conhecedora da crença dos japoneses, por isso não posso expressar minha opinião mais íntima, mas que o Natal não dá pra eles essa coceirinha no coração, ah, isso tenho certeza que não dá!
Estranho também é ir reparando que a cada ano você vai se sentindo mais amargurado quando chega Dezembro. Eu digo isso porque, você desperdiçou seu ano trabalhando e, muita gente, nem folga tem. Continuam trabalhando. E isso não tem fim, até que você decida ir embora. Mas é claro, tem muitos que aproveitam da maneira que podem. Aqui em casa por exemplo, compramos um bolo de natal, panetone (na loja de produtos Brasileiros), e teve maionese, carne assada, e comida gostosa. Mas não teve o mesmo gostinho de Natal no Brasil. Pra começar, meu pai não estava, pois trabalha durante a noite.E aí já começava minha tristeza natalina. Deu umas 23hs minha mãe já foi dormir, porque no outro dia teria que levantar cedo pra trabalhar. AH! Olhem, é meia noite, abraço minha cunhada e irmão, venho pro meu quarto, fico sozinha, eles ficam no quarto deles. Cada um trancado no seu canto.
Cadê minha vó mandando meu vô ir comprar carne assada lá na esquina? Cadê eles nos dando atenção nesse dia? Cadê meu Tio Paulo com uma garrafa de champanhe molhando todo mundo, e minha mãe ficando brava com ele. Cadê meus tios, Toninho, Zé Carlos, Izair, Sônia dançando forró a noite inteira enquanto eu e minha prima Jêssica tentamos a todo custo fazer com que um dos adultos troquem o Forró por um dos nossos CDs do Tchan? Onde está toda a família, aquela que todo ano se reúnia na casa da Vovó Sebastiana e Vovô João? O que mais me doeu esse ano foi a saudade horrível que sentí dos meus avós. E não liguei pra ninguém pra desejar um Feliz Natal, a dor não me permitiria falar sem que chorasse! PERDÃO, não quero falar pelo telefone e sentir essa saudade terrível que me deixa assim, acabada! Não quero!
Mas, aqui, no meu íntimo eu desejo do fundo do coração um FELIZ NATAL e um LINDO 2010 pra toda família brasileira! Essas tantas famílias que mesmo sem dinheiro, mesmo sem isso, organizam uma ceia, colocam uma musiquinha e festejam o nascimento de Jesus. Mesmo com a pior dificuldade, só um brasileiro sabe enfrentar tudo isso com samba! Equanto outros, estão no Japão, lutando por aquilo que, aparentemente, lhes darão essa felicidade que no Brasil, mesmo quem não o tem sabe ser feliz. Dinheiro, maldito dinheiro.
Katiuscia Mizokami
0 comentários