O que são ídolos?
05:50:00O que são os ídolos senão aqueles que nos ajudam a compor nossa idêntidade? São heróis, reais ou não, que salvam-nos dessa coisa monótona da nossa realidade. Mais que isso, são nossos amigos íntimos, aqueles que sabem de cada passo que iremos dar, e ainda nos auxiliam dando-nos conselhos, mesmo que indiretamente.
Na maioria das vezes eles não sabem da nossa existência. Mas nosso amor continua mesmo assim, cada dia maior. E esse amor, por um ídolo, é uns dos sentimentos mais nobres que se pode ter pelo simples fato de que amamos alguém que ao menos nos conhece, nunca conversamos e talvez nunca iremos conhecer. Só amamos e pronto. Alguém que sinta isso só espera um sorriso do amado ídolo. Ou então um abraço. Porém mais nada que vá além.
O fato de amarmos tanto alguém se dá porque, provavelmente, essa pessoa é diferente das outras. Alguém que se destaque de todo mundo é uma característica fundamental para que o mesmo seja considerado um ídolo. O que procuramos é tapar nossas frustrações e fracassos com o sucesso dos outros? Ver alguém que é feliz naquilo que você não consegue fazer é como se satisfazer também. Então qual o sentido de se ter um ídolo?
Pensando por essa lado então, o ídolo serve nada mais senão para aflorar nossas vidas fracassadas através do sucesso alheio. Eles não passam de passatempos para que não caiamos em depressão. São somente pessoas normais que alcançaram os ‘nossos’ objetivos. E se tudo isso for verdade, o que somos? Perdedores invejosos? Somos tão mesquinhos e arrogantes ao ponto de não assumirmos nossa própria falta conosco mesmos? Somos fãs baratos que nos importamos com uma pessoa ‘normal’ que tem como único diferencial o sucesso?
Não penso que seja isso. Mas tentar difinir ídolo é como tentar definir o amor. É muito subjetivo. Envolve sentimentos, e por assim ser, não há definição que caiba. Esse ser perfeito no qual admiramos é, em certos momentos da nossa vida, como um anjo. Ele vai nos salvar, nos momentos em que estivermos caindo, e vai nos segurar com as duas mãos para nos levantar também. Tudo isso através da sua arte.
Esse ser tão sublime que exaltamos é perfeito, até nos defeitos. Parece que eles sempre sabem tudo. E sabem! É incrível! E como no amor, podemos ter mais que um ídolo ao longo de nossas vidas. E eles podem ser reais ou fictícios, podem estar vivos ou poder já estar do outro lado da vida. Podem ser artistas famosos ou simplesmente um conhecido nosso. Não existem regras que determinem o que ou quem pode ser nosso ídolo ou não.
O fato é que cada vez que digo a palavra ÍDOLO cada pessoa recebe uma imagem na mente. Eu recebo três: Vinícius de Moraes, Toquinho e Rafael Cortez!
Obrigado, Amo Vocês!
0 comentários